Implante Dental – Mitos e Verdades

IMAGES_0005782_1

Primeiramente precisamos entender o que são implantes.

Implantes são parafusos ou pinos em titânio que são instalados em regiões onde foi perdido algum dente, passando a funcionar como uma raiz artificial.

Na clínica, aparecem diariamente muitas dúvidas entre os pacientes com relação aos implantes dentais e muitos mitos foram criados ao longo do tempo.

Essa leitura tem com objetivo trazer mais informações sobre o assunto. Vejamos então mitos e verdades envolvendo os Implantes:

1. Implantes sem cortes.

MITO!

Existe uma técnica chamada de “Implantes sem cortes”, porque o procedimento não faz cortes exploratórios na gengiva, são cortes menores e menos invasivos. Porém, é feito um corte pequeno, por onde o implante será introduzido. A técnica precisa ser planejada antecipadamente no computador através do auxilio de uma tomografia computadorizada das arcadas dentárias do paciente. O planejamento prévio diminui as chances de erro.

2. Somente idosos podem ter implante.

MITO!

Esta é uma opção viável para qualquer pessoa acima de 17 anos que não tenha problemas de saúde e que tenha perdido algum dente.

3. Qualquer pessoa pode fazer implante, até mesmo quem usa dentadura.

VERDADE!

Pacientes usuários de dentaduras podem optar pela instalação de implantes, deixando de usar uma prótese removível, passando a ter uma prótese fixa. Com a prótese fixa o paciente tem uma mastigação mais satisfatória.

4. Após a perda do dente, um implante deve ser colocado o mais rápido possível.

VERDADE!

Como consequência da falta do dente, com o passar do tempo, o osso sofre um processo de reabsorção fisiológica que pode prejudicar e até inviabilizar a colocação da nova raiz ou pode ser necessário a realização de um enxerto ósseo.

5. O organismo pode rejeitar o implante.

MITO!

Os implantes são feitos de titânio, material que possui compatibilidade biológica com o tecido ósseo. Geralmente a perda de um implante se dá por processo infeccioso ou por má qualidade óssea.

6. É possível fazer o implante de todos os dentes.

VERDADE!

Existem próteses fixas nas quais, por exemplo, dois implantes são suficientes para repor três dentes lado a lado. Agora também é possível colocar todos os dentes com apenas quatro implantes. É a avaliação do cirurgião-dentista que vai definir a opção mais indicada.

7. A cirurgia de implante dói.

MITO!

Todo procedimento cirúrgico em implantodontia é sempre realizado com anestesia local. Porém em alguns casos, pode ser indicado a sedação venosa com auxilio do médico anestesista, onde o paciente estará dormindo durante toda a cirurgia.

Em caso de outras dúvidas, mande uma mensagem. Estaremos a disposição em responder.

Ou então agende um consulta com nossos especialistas.

Dentare Odontologia Especializada

(71) 32895884